Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de março de 2010

A Hidrocefalia este artigo é destinado para pais e familiares de crianças com espinha bífida, escrevi o que vivi e tenho vivido sobre a deficiencia do nosso filho Felipe , a definição e tratamento da hidrocefalia. O líquido cefalorraquidiano origina-se no cérebro, circula através das cavidades cerebrais e por vias circulatórias deixa o cérebro e a medula espinhal, sendo absorvido pela circulação sanguínea.
Quando a espinha bífida causa um bloqueio parcial ou total do fluxo do liquor , se houver aumento de produção, pode haver acréscimo de volume do cérebro ou dificuldade na sua reabsorção. Nestes casos há elevação da pressão do líquor no cérebro, com aumento do perímetro cefálico (cabeça), denominado de Hidrocefalia.
O tratamento da hidrocefalia é uma emergência neurocirúrgica e inclui a monitorização das cavidades cerebrais (ventrículos) através de ultra-som, tomografia ou ressonância magnética e a derivação ventricular. Esta consiste na instalação de um tubo fino na cavidade cerebral que redireciona o líquor ao coração ou à cavidade abdominal. Após a introdução desta derivação, torna-se necessária a monitorização temporária da equipe de médicos especializados no assunto.
Cuidados com a bexiga e o intestinos
A maior parte das crianças com mielomeningocele não possui controle esfincteriano (controle urinário e intestinal). Estas, com orientação adequada, podem beneficiar-se de um programa de cateterização (introdução de um cateter para esvaziamento da bexiga) não contínua, sob supervisão médica para prevenir complicações urológicas. As crianças com cerca de 5 anos podem ser ensinadas sobre a autocateterização caso a percepção motora esteja razoavelmente preservada.

Quanto ao funcionamento intestinal, este pode ser cuidado com os métodos de programas intestinais tradicionais: adequação da dieta, utilização de medicamentos e planejamento de um horário regular de evacuação.
Aspectos motores e distúrbios da senssibilidade
A criança com mielomeningocele pode apresentar graus variáveis de paralisia e ausência de sensibilidade abaixo do nível da lesão medular, com preservação da parte superior do abdome, tronco e braços.
Torna-se importante a assistência precoce em reabilitação para prevenção das deformidades ortopédicas: pé torto, deslocamento do quadril, diminuição das amplitudes articulares, deformidades no tronco (cifoscoliose), entre outras.
A sensibilidade também pode ficar prejudicada (sensação de pressão, fricção, dor, calor, frio), por isso é importante ter cuidado com a temperatura da água durante o banho, não utilizar calçados apertados e examinar sempre os membros inferiores, especialmente os pés, em busca de possíveis ferimentos.
A ausência de sensibilidade pode ocasionar lesões na pele, denominadas úlceras de pressão (escaras) que podem ser prevenidas com constantes mudanças de posição corporal e manutenção da higiene da pele.
Considerando que podem haver diferentes graus de comprometimento do sistema motor, sensitivo, renal e da hidrocefalia, o prognóstico de reabilitação é particular para cada criança. A atenção precoce (tratamentos clínicos e de reabilitação, atenção aos familiares) determinam um maior grau de autonomia e independência da criança e sua inclusão social.No caso do Lipe o comprometimento dos membros inferiores dele foi parcial ele consegue se locomover através de próteses nas duas pernas pois sua lesao foi baixa nao teve lesao cerebral é super inteligente ele anda,joga futebol,estuda,adora jogar video-game é uma criança normal dentro das suas limitações possue uma válvula intracraneana do lado direito que nao o atrapalha em nada no seu desenvolvimento intelectual,que irá fazer reparação dela só com doze anos de idade pra aumento do cateter,por isso quem estiver lendo este artigo e tiver passando pela mesma história acredite que é possivel mudar no inicio sofremos muito eu e o xandi pois nao sabiamos como lidar com tudo mas agora é super normal as vezes até esqueçemos que ele teve alguma coisa...entao siga sempre enfrente por pior que seja seu problema pois nós com o apoio de familiares,amigos vencemos....até o proximo comentário...nosso filho nao é um doce e lindo demais....VALE APENA CONFERIR A SUA HISTÓRIA.....DEIXE SEU RECADINHO ELE IRÁ LER E FICARÁ MUITO FELIZ!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário